sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Festival de Música pelo CERAS no CAA


No ano em que celebra 10 anos de existência, o CERAS (Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco), em conjunto com a Velha Gaiteira e com o apoio do Centro Artístico Albicastrense, vai organizar o 1º Festival de Música pelo CERAS .

O CERAS funciona com base em trabalho voluntário e sem apoios estatais directos pelo que com esta iniciativa pretende angariar fundos e divulgar o trabalho desenvolvido. Divulgar a música e promover iniciativas de sensibilização ambiental são outros objectivos que se pretendem alcançar com o festival.

O CERAS é um projecto gerido do núcleo de Castelo Branco da Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) e tem como finalidade a recuperação de animais selvagens, numa perspectiva de conservação das espécies e seus habitats. Tem como objectivo principal a recepção de animais selvagens debilitados, sua recuperação e devolução ao meio natural. Mas também o estudo e investigação da fauna selvagem e a educação ambiental.
Em funcionamento desde 1999, o CERAS recebeu mais de 1100 animais com uma taxa média de recuperação de 49 %.
A fundação do CERAS ocorreu em Fevereiro de 1999. Não existindo, nessa altura, nenhum centro de recuperação de fauna selvagem num raio de centenas de quilómetros e sendo uma necessidade premente a prestação, a tempo inteiro, de cuidados continuados à fauna afectada, um grupo de amantes de natureza, na sua maioria alunos da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e membros da Quercus, iniciaram este ambicioso projecto. Da vontade à realidade foi um passo e no dia 4 de Fevereiro desse ano dava entrada um Mocho Galego, nas então recentes instalações do centro. Este viria a ser o primeiro de entre centenas de animais que chegam anualmente ao CERAS. Nesse ano entraram 30 animais no CERAS. Este número aumentou, gradualmente, ano após ano, até uma média de 150 animais ano. No final de 2009 e após uma década de existência, ingressaram no centro mais de 1100 animais de 110 espécies.


Poderão encontrar mais informações sobre o CERAS em http://www.blogger.com/

Apoie o CERAS!

Participe e divulgue o Festival!

Torne-se voluntário!

Apadrinhe um animal em recuperação!


1º Festival de Musica pelo CERAS

Programa:


Sexta 11 Dezembro


22.45h – A jigsaw http://www.myspace.com/ajigsaw


01h - Dj Set (J. Osório)


Sábado 12 Dezembro

15h às 19h - Workshops (Casa do Arco do Bispo, Centro Artístico Albicastrense )

Danças

Percussões

Curtas

Construção caixas ninho…




01h –Dj Sargento Zundapp http://www.blogger.com/

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Centro Artístico com Danças de Salão


Nos próximos dias 21 e 28 de Novembro, vão decorrer aulas gratuitas de Danças de Salão, no Centro Artístico Albicastrense. Esta actividade insere-se já no âmbito do protocolo recentemente assinado entre o CAA e a Ped-Populum Escola de Dança e que tem por objectivo o desenvolvimento de actividades na área das danças de salão e na dinamização do CAA através da criação de novos públicos.
As duas actividades têm início às 20h00 e destinam-se a mostrar os cursos de Danças de Salão (Valsa Vienense, Valsa Inglesa, Tango, Slow Rhythm, Slow fox Nacional, Quickstep, Chá–Chá– Chá, Rumba, Samba, Paso Doble, Jive e Bolero) que a Ped-Populum Escola de Dança vai ministrar nas instalações do CAA.
Caso haja público interessado a PED poderá, também, ministrar Cursos de Danças Latino-Americanas (Salsa, Merengue, Bachata, Forró, Kizomba, Kuduro, Tiriri, Kalemba)
No quadro do protocolo, a Ped - Populum Escola de Danças fará um desconto de 10% aos sócios do CAA.
Para o Presidente do CAA, António Camões, "esta é mais uma iniciativa que dá visibilidade à colectividade, que se insere nos seus objectivos estatutários e para a qual a a sociedade dispõe de condições únicas".

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CAA recebe Serenatas do FITUCB a 13 de Novembro


O Centro Artístico Albicastrense é uma das entidades parceiras da Estudantina Académica de Castelo Branco que organiza o FITUCB – Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade de Castelo Branco, nos dias 13, 14 e 15 de Novembro. A edição de 2009, a terceira, contará com a presença de algumas das mais reputadas Tunas de Portugal, e também Tunas Internacionais, que virão, a Castelo Branco, mostrar um pouco das tradições do seu país de origem. Daniel Nogueira, responsável pela Estudantina e João Afonso, director musical do FITUCB, lembram que “acolher e receber Tunas, que para além de inquestionável qualidade musical, são também um exemplo em termos de companheirismo e espírito académico, é o principal objectivo deste certame, fazendo assim com que para além de um certame competitivo, seja também uma reunião de amigos”.
Nesta terceira edição, a cidade recebe a Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu, a Tuna de Biomédicas do Porto, a Tuna del CMU Loyola Granada – Espanha, a Estudantina Académica da Madeira, a Trovantina - Tuna Masculina do Instituto Politécnico de Leiria. O espectáculo vai trazer a Castelo Branco, também este ano, mais de centena e meia de pessoas: “mostra o que de melhor se faz em termos de tunas no país e no estrangeiro”, disse João Afonso, da Comissão Organizadora. Novidade este ano é, também, o alargamento do espectáculo de dois para três dias, numa parceria com o Centro Artístico Albicastrense (CAA). Durante a sexta-feira, decorre na sede do centro a Noite das Serenatas, com um concurso entre as tunas convidadas: “quisemos premiar os albicastrenses com mais uma noite. O Centro Artístico tem uma sala fantástica e é um excelente local. Fomos convidados pelo Centro, na pessoa do António Camões, para fazer aqui os ensaios e pensamos em fazer, também, aqui a serenata”, adiantou Daniel Nogueira, presidente da Estudantina. Durante este evento, cada tuna apresentará duas músicas a concurso. António Camões, presidente do CAA, disse ser uma “honra” acolher este evento e lembrou a tradição do centro em termos musicais, com um antepassado de grupos, tunas e filarmónica que fizeram parte da sua história. Assim, António Camões voltou a lançar o repto dos elementos da Estudantina de Castelo Branco se fazerem sócios da associação e de criarem um “género de uma banda ou tuna” para a colectividade: “faz parte dos nossos objectivos a instrução da música e o desenvolvimento das artes”.
Ao longo das duas primeiras edições, passaram por Castelo Branco e pelo Cine-Teatro Avenida mais de 450 Tunos, em representação de 12 Tunas, que encheram de cor, alegria e música a Cidade. Ao Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade de Castelo Branco não escapa a vertente solidária. Parte da receita do terceiro FITUCB irá reverter para a Associação de Solidariedade e Recreativa SOLIDARIEDADE SEM FRONTEIRAS:


(http://solidariedadesf.blogspot.com/ ), criada na Aldeia de João Pires, Penamacor.


O FITUCB 2009 terá lugar no Cine-Teatro Avenida e entrada custa 6€. Os bilhetes estarão à venda junto dos elementos da EACB e no Cine-Teatro Avenida.




TUNAS:


- Real Tunel Académico – Tuna Universitária de Viseu- Tuna de Biomédicas do Porto- Tuna del CMU Loyola Granada – Espanha- Estudantina Académica da Madeira- Trovantina – Tuna Masculina do Instituto Politécnico de Leiria.



Este evento está divido em dois dias com a seguinte programação:
Dia 13 de Novembro de 2009
18 Horas – Recepção das Tunas na ESECB, para atribuição das guias, entrega de credenciais e check-in nas Pousadas


19 Horas – Jantar na ESECB


20 Horas – Reunião de Magisters


22 Horas – Noite de Serenatas no Centro Artístico Albicastrense


02 Horas – Festa do Festival no Kimika Lounge Klub



Dia 14 de Novembro de 2009
13 Horas – Almoço (Porco no Espeto)15:30 Horas – Jeropiga de Honra, com actuação de Tunas Convidadas e Entidades Oficiais17 Horas – Check Sound19 Horas – Jantar21 Horas – FITUCB 2009 – 3º Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade de Castelo Branco, no Cine-Teatro Avenida02 Horas – Festa do Festival no Kimika Lounge Klub
Dia 15 de Novembro de 2009
13 Horas – Churrascada de despedida