domingo, 7 de março de 2010

Centro Artístico promove a preservação do Património Histórico Albicastrense e a construção de uma memória histórica

O Centro Artístico Albicastrense organizou, em colaboração com a ETEPA-Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, no passado dia 3 de Março um conjunto de actividades com vista a construir uma memória histórica da cidade. A iniciativa, sob o tema “O Património Histórico – Antigo ou Actual”, constou de um Fotopaper e de uma exposição com a participação dos alunos da USALBI - (Universidade Sénior Albicastrense). Ao longo da manhã do dia 3 de Março, alunos do 1º ciclo e do ensino secundário das escola S. Tiago e Amato Lusitano realizaram um Fotopaper que decorreu pela zona histórica da cidade e que teve como guia o Dr. Pedro d’ Oliveira, mestre em história e co-autor da obra de referência O Álbum Histórico do Programa Pólis, enquanto no interior das instalações do CAA decorreram diversos ateliês de pintura e artes manuais.

Esta iniciativa foi organizada pelos estagiários da ETEPA Tânia Mota e Abdulai Sila e insere-se no âmbito das comemorações do 102º do aniversário do Centro Artístico Albicastrense. Ao longo do ano, esta reconhecida colectividade vai levar a cabo vários eventos no campo cultural e artístico como tem sido apanágio ao longo da sua história.

O primeiro passo para dar vida à História de Castelo Branco é um objectivo concretizado.











































Em breve serão publicadas as fotografias vencedoras do Fotopaper!

sexta-feira, 5 de março de 2010

20 de Março - Baile da Pinhata com Manuel Emídio


A 18 de Março - CAA recebe Ciclo de Música Improvisada EXPERIENCES OF TODAY


O Centro Artístico Albicastrense vai receber, no próximo dia 18 de Março, quinta-feira, o projecto/concerto “Experiência Internacional”, integrado no Ciclo de Música Improvisada EXPERIENCES OF TODAY, produzido pela Arte à Parte - Associação Cultural de Música e Teatro, de Coimbra.
Com direcção artística de José Valente, o Ciclo de Música Improvisada EXPERIENCES OF TODAY chega a Castelo Branco pelo grupo “Experiência Internacional” que é composto por José Valente: Viola-d’arco (Portugal) Lukas Krazelbinder: Contrabaixo (Áustria) Eden Bareket: Saxofone Barítono (Israel) Rodrigo Parejo: Flauta (Espanha) Mário costa: Bateria (Portugal).
O preço para o público em geral é de 5 euros, enquanto para os sócios do CAA, estudantes e seniores é de 3 euros.
Experiência Internacional
José Valente: Viola-d'arco (Portugal)
Lukas Krazelbinder: Contrabaixo (Áustria)
Eden Bareket: Saxofone Barítono (Israel)
Rodrigo Parejo: Flauta (Espanha)
Mário costa: Bateria (Portugal)


quarta-feira, 3 de março de 2010

13 DE MARÇO, NO CAA - Jovens Para Um Mundo Unido promovem Café Concerto de apoio ao povo da Madeira


No dia 13 de Março, a partir das 22 horas, no Centro Artístico Albicastrense, vai realizar-se o Café Concerto “Facts not words – our revolution!”, uma iniciativa dos Jovens Para Um Mundo Unido, uma ramificação do Movimento dos Focolares que acredita na possibilidade de tornar a humanidade melhor, solidária, uma só família, no respeito pela identidade de cada um. Fazem da música o veículo privilegiado para a transmissão deste seu ideal: A UNIDADE, procurando desta forma sarar as divisões existentes nas famílias, entre as gerações, entre grupos e contribuindo para que caiam barreiras entre as pessoas de etnias, raças, povos, culturas, estratos sociais, tendências e convicções diferentes.
Além disso, promovem actividades e iniciativas a nível local e mundial, intervindo com acção imediata de ajuda a pessoas sós e populações em situações de emergência, como os países em guerra ou calamidades naturais. Com este CAFÉ CONCERTO pretendem ajudar de forma muito concreta a população da Madeira através do contributo voluntário de cada um que assistir. Deste modo, o amor pelo próximo será mais do que palavras; serão factos que ajudam de forma concreta aqueles que precisam de nós no momento presente.
VENHAM TOMAR UM CAFÉ DIFERENTE!

terça-feira, 2 de março de 2010

Centro Artístico Albicastrense
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Património História Geração Memória

Centro Artístico promove a preservação do Património Histórico Albicastrense e a construção de uma memória histórica

O Centro Artístico Albicastrense organiza, em colaboração com a ETEPA-Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, no próximo dia 3 de Março um conjunto de actividades com vista a construir uma memória histórica da cidade. A iniciativa, sob o tema “O Património Histórico – Antigo ou Actual”, consta de um Fotopaper e de uma exposição com a participação dos alunos da USALBI - (Universidade Sénior Albicastrense) e NERCAB - (Associação Empresarial da Região de Castelo Branco). Ao longo da manhã do dia 3 de Março, alunos do 1º ciclo e do ensino secundário irão realizar um Fotopaper que decorrerá pela zona histórica da cidade e que terá como guia o Dr. Pedro d’ Oliveira, mestre em história e co-autor da obra de referência O Álbum Histórico do Programa Pólis, enquanto no interior das instalações do CAA decorrerão diversos ateliês.
Esta iniciativa foi organizada pelos estagiários da ETEPA Tânia Mota e Abdulai Sila e insere-se no âmbito das comemorações do 102º do aniversário do Centro Artístico Albicastrense. Ao longo do ano, esta reconhecida colectividade vai levar a cabo vários eventos no campo cultural e artístico como tem sido apanágio ao longo da sua história.

Dar vida à História de Castelo Branco é um objectivo a um passo de ser concretizado.