quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

“Que estratégias para o Património da Beira Interior?” por José da Conceição Afonso (Arq.)


A direcção do Centro Artístico Albicastrense (CAA) dá início, no próximo dia 9 de Fevereiro, segunda-feira, ao ciclo de conferências a que deu o nome de “Conferências ao Centro”. A primeira dessas conferências tem por título “Que estratégias para o Património da Beira Interior?” e será proferida pelo Arquitecto José da Conceição Afonso.
Para António Camões, presidente do CAA, “o ciclo de “Conferências ao Centro” trará ao Centro Artístico temas variados de grande interesse para toda a comunidade, nomeadamente, assuntos que têm a ver com a Economia, as Artes, Saúde, Religião, Jornalismo, etc.
O grande objectivo do ciclo de “Conferências ao Centro” é trazer novos públicos ao CAA e contribuir para o aumento do conhecimento dos seus associados e comunidade em geral.

Sinopse da conferência:
As estruturas administrativas do Ministério da Cultura, seguem modelos passadistas, napoleónicos, com meras políticas centralizadoras, burocráticas e vegetativas, de “conservadorismo do património”. Ignora-se que o conservadorismo no Património só é sustentável economicamente se associado a pequenas estruturas administrativas e técnicas descentralizadas em contacto directo e rápido com os problemas, a um forte marketing cultural, e a estruturas dinâmicas de turismo cultural em rede, com forte envolvimento dos agentes locais.
Será feita uma abordagem sucinta das Políticas de Património em Portugal desde começos do Séc. XX, que critérios de intervenção, quais os reflexos no estado da sua preservação e como valorizar o Património da Beira Interior, tornando-o gerador de riqueza e criador de empregos face ao mundo da globalização.

José da Conceição Afonso (currículo resumido)
Natural da Freguesia de Salgueiro do Campo. Arquitecto diplomado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1996).
Em 1970, como trabalhador – estudante, iniciou funções na (DGCE/MOP) ex-Direcção Geral das Construções Escolares do Ex- Ministério das Obras Públicas. Entre 1994 e 1998, foi Técnico Superior Assessor da DSSOPT / Macau (Direcção de Serviços de Solos e Transportes), requisitado à DREL (Direcção Regional de Educação de Lisboa). De 1998 a 2000, foi Técnico Superior Assessor da Câmara Municipal de Castelo Branco e de 2000 a 2007 desempenhou as funções de Director da Direcção Regional de Castelo Branco do Instituto Português de Património Arquitectónico (IPPAR) – Distritos de Castelo Branco e Guarda; membro do Conselho Consultivo do IPPAR; Relator ao Conselho Consultivo do IPPAR, de muitos processos de imóveis para classificação, dos quais destaca a proposta a Monumento Nacional do Pavilhão de Portugal de Sisa Vieira, e a proposta para Imóvel de Interesse Público, como exemplar da arquitectura moderna portuguesa, da casa do Porto, que foi do cineasta Manuel de Oliveira.

Em 2008, José Afonso é Delegado em C. Branco da DRCC (Direcção Regional da Cultura do Centro) em regime de substituição até à sua aposentação da Função Pública (D.R. 2.ª Série – N.º 237 – 09.12.2008 – p.49371).

Actividade Associativa
José Afonso foi Director da Secção Regional do Sul da Associação dos Arquitectos Portugueses (1987-89) e fundador, em 2000, da Delegação da Ordem dos Arquitectos no Distrito de Castelo Branco da qual se mantém presidente desde então.
Bolseiro (Projectos de Investigação Sobre a História do Urbanismo de Macau)
1998 – 1999 - Bolseiro do Instituto Cultural de Macau.
2003 – 2004 - Bolseiro da Fundação Oriente.
Projectos de Investigação (em Curso)
- Dicionário de Termos de Urbanismo;
- Urbanismo e Arquitectura Civil de Raiz Judaica, na Beira Interior Quinhentista
- Património Urbanístico e Arquitectónico de Raiz Judaica na Zona Histórica de Castelo Branco;
Actividade Cultural:
1980 – No Centro Nacional de Cultura, Lisboa, efectuou a 08.05.1980, a conferência “Interrogações à Volta da Arquitectura Popular”;
1981 – No palácio Valenças (Sintra) efectuou a conferência “Aspectos Antropológicos da Arquitectura”;
1984 – No Centro Nacional de Cultura, Lisboa, efectuou a 09.11.1984, a conferência “Projectos de Escolas Primárias em Portugal”;
1989 – No âmbito da Associação dos Arquitectos portugueses, coordenou as sessões de debate público “Incêndio do Chiado – Cinco Meses Depois”, que teve a presença entre outras individualidades, de Sua Excelência o então Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares;
1998 – No Instituto Politécnico de Macau, proferiu a conferência “Portugal – Século XX – Síntese da História Jurídica do Planeamento Urbano”;
1999 – Na qualidade de Bolseiro do Instituto Cultural de Macau, a 07.10.199, proferiu a conferência com tradução simultânea em chinês, sobre o tema de investigação: “Macau: Uma Experiência de Urbanismo Estratégico e Higienista (Dos Finais do Séc. XIX aos Começos do Séc. XX).
2007 (15.01) – Na sede da Ordem dos Arquitectos, proferiu a conferência “Judaísmo e Arquitectura Civil, na Beira Interior Quinhentista;
2008 (24.01) – Na Delegação Económica e Comercial de Macau, em Lisboa, proferiu a conferência “18821927 - Os Planos Para a Área Portuária de Macau”
2000 - 2007 – Desempenhou as seguintes funções:
– Na sequência de concurso público nacional, foi seleccionado para o lugar de Director da Direcção Regional de Castelo Branco do Instituto Português de Património Arquitectónico (IPPAR) – Distritos de Castelo Branco e Guarda
- Membro do Conselho Consultivo do IPPAR;

Sem comentários:

Enviar um comentário